BOMBA EM SÃO JANUÁRIO! Justiça AFASTA Pedrinho da SAF do Vasco e nomeia interventora!

Guerra declarada! Em decisão chocante, Justiça afasta o ídolo Pedrinho do comando da SAF do Vasco e nomeia interventora. Entenda o caos.

Pedrinho, do Vasco — Foto: Dikran Sahagian/Vasco

Bomba no Gigante: O Fim da Linha para Pedrinho na SAF?

A notícia caiu como uma bomba em São Januário, e a verdade, torcedor vascaíno, é que a paz parece uma miragem distante. Em uma reviravolta chocante na guerra pelo controle do nosso futebol, a Justiça do Rio de Janeiro determinou o afastamento imediato do nosso ídolo Pedrinho do conselho de administração da SAF do Vasco. É isso mesmo que você leu. O nosso presidente, o cara em quem depositamos a esperança de dias melhores, foi tirado da gestão do futebol.

A decisão, proferida pela juíza Caroline Fonseca, da 4ª Vara Empresarial, não atinge apenas Pedrinho. Junto com ele, foram afastados Christiano Stockler Campos e Felipe Elias. Com isso, nosso eterno camisa 10 continua como presidente do clube associativo, mas perde, na prática, o poder de decisão sobre o que mais importa: o nosso time em campo.

E quem pediu a cabeça do nosso ídolo? Sempre eles. A 777 Carioca, a mesma empresa que afastamos por liminar, voltou ao ataque e conseguiu essa vitória nos tribunais. É mais um capítulo doloroso de uma briga que parece não ter fim, e quem sofre é sempre o mesmo: o Vasco e sua torcida apaixonada.

A ‘Guerra Fria’ dos Documentos que Derrubou o Ídolo

Mas por que a Justiça tomou uma decisão tão drástica? Segundo o processo, a coisa é séria. A juíza se baseou em apontamentos feitos pelo conselho fiscal da própria SAF, que alegou que o conselho de administração, liderado por Pedrinho, simplesmente deixou de atender a pedidos de documentos e informações por mais de um ano. Um ano, torcedor!

Publicidade

A situação, segundo a magistrada, impediu que o conselho fiscal fizesse seu trabalho de… bem, fiscalizar. É como tentar dirigir um carro com os olhos vendados. A informação foi inicialmente publicada pelo jornal “O Globo” e confirmada pela apuração do “Lance!”. Nós, da Redação Cruzmaltina, ficamos de queixo caído. Transparência não era a bandeira da nova gestão?

O Ministério Público do Rio de Janeiro concordou com os argumentos e deu parecer favorável ao pedido da 777. A defesa e a assessoria de Pedrinho, procuradas pela reportagem do Lance!, não se manifestaram até o momento da publicação original. O silêncio, às vezes, é ensurdecedor.

Os Números do Caos: R$ 647 Milhões e Decisões Questionadas

Os argumentos apresentados pelo conselho fiscal, e que basearam a decisão, pintam um quadro preocupante. Vamos aos pontos que foram levantados, e prepare o coração, vascaíno:

  • Patrimônio Líquido Negativo: Mesmo após todo o processo de recuperação, a SAF ainda amarga um patrimônio líquido negativo de absurdos R$ 647 milhões.
  • Cadeira Vazia: O clube estaria sem um diretor financeiro (CFO) formalmente contratado desde março de 2025. Sim, a data é no futuro, e consta assim na decisão. Bizarro, no mínimo.
  • Investimento Sob Suspeita: Um investimento de R$ 100 milhões na contratação de jogadores no início de 2026. Outra data futura que levanta mais perguntas do que respostas.

Esses pontos, apresentados pela 777 Carioca através do escritório Dickstein Advogados, foram suficientes para convencer a Justiça. A gente fica aqui se perguntando: que gestão é essa? Como podemos ter um rombo desses e decisões financeiras tão questionáveis sendo tomadas sem a devida fiscalização?

Publicidade

Quem Manda no Vascão Agora? E o Futuro, Como Fica?

Com o afastamento de Pedrinho e seus aliados, a juíza nomeou uma interventora. A administração provisória da SAF do Vasco ficará nas mãos da advogada Samantha Longo. Ela terá a missão de tocar o barco em meio a essa tempestade sem precedentes.

Mas a pior parte da decisão vem agora. A juíza estabeleceu que QUALQUER negociação para a venda da SAF precisará, obrigatoriamente, da participação da 777 Carioca. Além disso, será necessária a autorização do Tribunal Arbitral e da própria Justiça. Na prática, isso significa que a 777, mesmo afastada da gestão diária, voltou a ter a chave do cofre e do nosso futuro.

O sonho de Pedrinho de encontrar um novo investidor e se livrar de vez dos americanos ficou muito, mas muito mais difícil. Qualquer interessado terá que sentar na mesa não só com o Vasco, mas com a 777. É um balde de água fria em quem acreditava numa solução rápida para essa crise sem fim.

E a Gente, Torcedor, Fica Como?

No meio dessa guerra de poder, de liminares e de milhões, ficamos nós, os fiéis do Gigante. Os que nunca abandonaram. A sensação é de impotência, de ver nosso clube sendo rasgado em disputas que parecem não pensar no principal: a bola na rede e a alegria do povo cruzmaltino.

Publicidade

Pedrinho, nosso ídolo, errou? Aparentemente, sim. A falta de transparência com o conselho fiscal é grave. Mas a volta da 777 ao centro das decisões é um pesadelo. Estamos presos em um ciclo vicioso de más gestões e disputas judiciais que só enfraquecem o Almirante.

Agora, mais do que nunca, o futuro é uma incógnita. Com um time que não vai receber reforços imediatos para o retorno do Brasileirão e uma diretoria em frangalhos, só nos resta fazer o que sempre fizemos: vestir a camisa, apoiar os jogadores que estão aí e torcer para que, de alguma forma, o Vasco sobreviva a si mesmo. Porque o Vasco, meus amigos, é coisa séria. E parece que tem gente que ainda não entendeu isso.