A luz no fim do túnel para o Vascão?
Alô, povo cruzmaltino! Para nós, que nunca abandonamos, que sofremos e apoiamos em cada segundo de agonia, uma notícia surge no horizonte como o sol depois da tempestade. As conversas entre o nosso Vasco da Gama e o empresário Marcos Faria Lamacchia para a venda da SAF não são mais apenas um boato. Elas estão avançando a passos largos e, segundo informações de bastidores, caminham para um desfecho que pode mudar o nosso destino.
Desde que os primeiros contatos vieram à tona, lá em dezembro de 2025, a coisa ficou séria. O que era uma conversa inicial, protegida por um acordo de confidencialidade, já virou discussão de gente grande, com as partes alinhando os próximos passos para, finalmente, recolocar o Gigante da Colina no seu devido lugar.
Quem é o homem que quer comprar o Vasco?
Mas afinal, quem é Marcos Lamacchia? O nome pode soar familiar para quem acompanha o futebol. Aos 47 anos, ele não é um aventureiro. Marcos é filho de José Lamacchia, simplesmente o dono da Crefisa, empresa que injetou rios de dinheiro no Palmeiras. Por parte de mãe, ele é herdeiro da família que fundou o antigo Banco Real. Ou seja, estamos falando de alguém com um poder de fogo financeiro que há muito tempo não víamos associado ao nosso clube.
As reuniões com os representantes do Vascão têm sido frequentes. O clima é de otimismo, de alinhamento. Parece que, desta vez, encontramos alguém que entende a grandeza do Vasco e quer investir de verdade, não apenas usar nossa camisa para fazer negócio. É o fim da era 777 Partners e o começo de uma nova esperança.
O que falta para o acordo ser fechado?
Calma, torcedor! Não vamos vender a pele do urso antes de caçá-lo. O processo é complexo e precisa seguir alguns ritos para garantir a segurança do clube. O próximo passo, e talvez o mais crucial no momento, é a assinatura de um tal de Memorando de Entendimento (MoU).
Esse documento é como um noivado: ele formaliza a intenção de casar, estabelecendo as bases do relacionamento antes da festa. Com o MoU assinado, a coisa fica séria de vez. E a melhor parte? Existe a possibilidade de um primeiro aporte financeiro pingar nos cofres do Vascão ainda nesta janela de transferências! Isso mesmo, poderíamos ter reforços bancados pelo novo parceiro antes mesmo da venda ser 100% concluída. Já imaginou?
Depois do MoU, o caminho a ser seguido é este:
- Passo 1: A diretoria informa oficialmente os conselheiros do clube sobre tudo o que foi negociado.
- Passo 2: Uma Assembleia Geral é convocada para que NÓS, os sócios, possamos avaliar e votar a proposta.
- Passo 3: Com a aprovação dos sócios, a lei exige um leilão.
- Passo 4: Neste leilão, Marcos Lamacchia terá a prioridade para exercer o direito de compra.
A pedra no sapato: os 31% da A-CAP
Como nem tudo na vida do vascaíno é simples, existe um obstáculo. Uma herança maldita da gestão desastrosa da 777 Partners. Cerca de 31% das ações da nossa SAF estão ligadas a uma empresa chamada A-CAP, e o caso está em arbitragem.
Nosso departamento jurídico está confiante de que a Justiça vai reconhecer que essas ações pertencem ao clube, por conta da gestão temerária dos antigos donos. O problema é que processo de arbitragem pode demorar uma eternidade. E tempo é algo que não temos.
Por isso, a diretoria do Vasco, mostrando inteligência, está jogando em duas frentes. Enquanto a briga corre na justiça, o clube também negocia diretamente com a A-CAP uma possível compra dessas ações. A ideia é acelerar o processo e limpar o terreno para a chegada de Lamacchia sem pendências jurídicas que possam atrasar os investimentos.
Um futuro de glórias no horizonte?
Apesar de não haver um prazo cravado na pedra, o otimismo é a palavra de ordem em São Januário. Tanto o Vasco quanto Marcos Lamacchia querem fechar essa operação ainda em 2026. A conclusão do negócio significaria não apenas reforços para o time, mas investimentos em estrutura, modernização e, principalmente, a capacidade de voltar a brigar de igual para igual com qualquer um.
Chega de sofrimento, de brigar para não cair, de ver rivais comemorando com nosso dinheiro mal gerido. A esperança, que para nós nunca morre, agora ganha um nome e um sobrenome. Que venha Marcos Lamacchia. Que venha um novo tempo para o Gigante. A torcida que nunca abandona está pronta para voltar a sorrir. Vasco é coisa séria, e parece que finalmente encontraram alguém que entende isso.
Informações com base em reportagem do www.lance.com.br.