O ‘presente’ da CBF: A gente volta antes dos reforços
Ah, torcedor vascaíno… Quando a gente pensa que vai ter um respiro, vem a vida e nos lembra que ser Vasco é uma prova de fé diária. A notícia que chega é daquelas com gosto amargo, mas que no fundo, só fortalece a nossa casca. A CBF, em sua infinita sabedoria, divulgou a tabela de retorno do Brasileirão, e o nosso Gigante da Colina já tem data e hora para voltar a campo: 16 de julho, às 19h30, contra o Vitória, lá no Barradão.
Até aí, tudo bem, a saudade do Vascão em campo é imensa. O problema, meu amigo, está nos detalhes. A janela de transferências, aquele período mágico onde depositamos todas as nossas esperanças, só abre no dia 20 de julho. Sim, você leu direito. Quatro dias DEPOIS do nosso jogo. Ou seja, voltaremos a lutar no campeonato mais difícil do mundo exatamente com o que temos em mãos. Sem caras novas, sem o fôlego renovado que tanto esperamos.
É o tipo de coisa que só acontece com a gente. Enquanto o mundo para pra ver a final da Copa do Mundo no dia 19 de julho, a CBF decide que o Vasco tem que ir à guerra antes mesmo de receber suas novas armas. É pra testar o coração do povo cruzmaltino, não tem outra explicação.
Paulinho chegou, mas só pra treinar (por enquanto)
A situação chega a ser irônica. Temos um reforço já garantido, um jogador que a gente queria ver em campo, mas que, por causa do calendário, vai ter que esperar. Falo do lateral-esquerdo Paulinho, ex-América-MG. O cara já assinou pré-contrato, já está no Rio de Janeiro e deve começar a treinar com o grupo ainda nesta semana.
Ele vai sentir o calor da torcida, vai treinar com os companheiros que voltaram às atividades na última segunda-feira (22), mas na hora do jogo contra o Vitória, vai ter que assistir de fora. É um reforço ‘fantasma’ na primeira batalha. É frustrante para nós, imagine para o jogador que chega cheio de vontade de mostrar serviço com a nossa camisa sagrada.
Enquanto isso, o resto do elenco já está suando a camisa no CT, iniciando a preparação para o que promete ser um segundo semestre de muita luta. A ‘Operação Reação’ começa com os guerreiros que já conhecemos e confiamos.
A esperança que vem da Europa: Deossa e o mister português
Se a notícia do calendário desanima, o que acontece nos bastidores ainda nos permite sonhar. A diretoria não está parada. Um nome que tem agitado a torcida é o do volante Nelson Deossa, que atualmente joga no Real Betis, da Espanha. As conversas estão rolando, o negócio está encaminhado. Ele seria o tipo de jogador para mudar o patamar do nosso meio-campo.
Contudo, como no Vasco nada é simples, a conclusão desse negócio depende de outra peça fundamental: o novo técnico. E por falar nisso, parece que essa novela está perto do fim. O nome da vez é o do português Vasco Matos, que está livre no mercado desde que deixou o Santa Clara. As negociações avançaram e existe a chance real de termos um novo comandante ainda nesta semana. Um xará no comando, será que é um sinal?
A chegada do técnico é o que vai destravar todo o planejamento. Com um novo chefe no comando, a contratação de Deossa e de outros nomes deve andar mais rápido. A gente espera que essa definição não demore, pois o tempo está correndo.
O mapa do tesouro: As prioridades do Vascão na janela
Pelo menos uma coisa nos conforta: parece que a diretoria sabe o que precisa ser feito. Acabou o tempo de contratar por contratar. As prioridades para a janela de transferências são claras e fazem todo o sentido para quem acompanha o time de perto.
O objetivo número um é trazer um volante de peso para jogar ao lado de Thiago Mendes. Alguém para dar combate, qualidade na saída de bola e proteger nossa zaga. Além disso, a busca por um zagueiro destro, forte no jogo aéreo, também é tratada como fundamental. São duas posições que sofremos no primeiro semestre e que, se bem reforçadas, podem transformar nossa equipe.
Claro que outras posições podem receber atenção se surgirem boas oportunidades de mercado, mas o foco está bem definido. É um sinal de maturidade na gestão, que entende as carências do elenco. Agora, é torcer para que, quando a janela finalmente abrir, os alvos certos sejam contratados.
Conclusão: É com vocês, guerreiros!
No fim das contas, a mensagem é clara. A primeira batalha na volta do Brasileirão será travada na raça, na vontade, no amor a essa camisa. Não teremos reforços em campo no Barradão. Serão os nossos jogadores, os que estão aí todo dia, que terão a missão de trazer os primeiros pontos dessa retomada.
É um balde de água fria? Sim. Mas somos a torcida que nunca abandona, que canta mais alto na adversidade. Cabe a nós apoiar esses caras e mostrar que, mesmo com um calendário ingrato, o Vasco é gigante. A luta começa agora, e a gente vai junto. Pra cima deles, Vascão!
Informações com base em reportagem do www.lance.com.br.