NOVA CHEFE DO VASCO AVISA: ‘A ÚLTIMA PALAVRA É MINHA’, MAS CHOCA TORCIDA COM REVELAÇÃO

Nova 'chefe' do Vasco quebra o silêncio, avisa que 'a última palavra é minha', mas faz revelação chocante: 'Não torço para nenhum time'. Saiba tudo!

Samantha Longo foi nomeada pela Justiça como interventora na Vasco SAF (Foto: Reprodução)

‘A Caneta é Minha, Mas Não Tenho Time’

Atenção, povo cruzmaltino! A mulher que tem, por 60 dias, o destino da nossa SAF nas mãos, falou pela primeira vez. E se a gente esperava um discurso inflamado, recebemos um banho de… pragmatismo? A advogada Samantha Longo, nomeada pela Justiça do Rio como interventora, deu o papo em entrevista ao ge e mandou a real: a autoridade máxima, por enquanto, é dela.

As palavras dela ecoaram como um trovão em São Januário: “Eu sou a interventora, sou a gestora da SAF, então eu tenho a caneta para dizer: ‘contrata esse, demite aquele’. No fundo, a última palavra é minha.” É de arrepiar, né? Ter o poder de decidir o futuro do nosso futebol. Mas calma, antes que o coração do torcedor vascaíno pule pela boca, ela mesma tratou de colocar um freio na empolgação (ou no pânico).

Em um momento de sinceridade quase desconcertante, ela completou: “Mas eu não tenho o perfil (de decidir a parte esportiva). Não tenho nem time, não torço para nenhum.” Sim, você leu certo. A pessoa com a caneta do Vascão na mão não tem um clube pra chamar de seu. É a imparcialidade que precisávamos ou a falta de paixão que nos assusta? Fica o questionamento.

Sem Chutar a Porta do Caldeirão

Apesar de ter deixado claro quem manda, Samantha Longo garantiu que não chegou para arrumar confusão. Pelo contrário, seu lema parece ser o diálogo. Ela se definiu com um perfil “conciliador”, o que, segundo ela, foi o motivo da escolha da juíza para o cargo.

Publicidade

“Eu não sou pé na porta, não vou falar: ‘Quem tem que escolher treinador sou eu, quem tem que contratar sou eu, vou trocar todo mundo’. Não é essa a minha intenção, não quero causar”, afirmou a advogada. A missão, segundo ela, é outra: “Quero ajudar o Vasco a sair dessa situação. Mas, juridicamente, esse poder é meu.” É um misto de alívio e apreensão que só o torcedor do Gigante da Colina conhece bem.

Os primeiros passos já foram dados. Ela revelou que já conversou com gente do jurídico do Vasco e da 777 e que terá uma reunião com o CEO Fred Luz para entender a engrenagem da SAF. A ordem é entender o terreno antes de dar qualquer passo em falso.

E o Futebol? E os Reforços?

Essa é a pergunta de um milhão de dólares, ou melhor, de milhões de vascaínos. Com a janela de transferências batendo na porta e a gente sem técnico, como fica? A interventora pregou cautela, uma palavra que o torcedor já está cansado de ouvir.

“Seria muito precipitado eu me pronunciar sobre isso. Até agora, ninguém me trouxe isso. Sei da falta de técnico, da janela… Esse ponto específico ninguém falou”, disse Samantha. Ou seja, por enquanto, o cofre continua trancado e a agonia do torcedor, aberta. Ela deixou claro que qualquer investimento em contratações, que ela reconhece serem “fundamentais para o futebol”, dependerá de uma análise financeira criteriosa.

Publicidade

Sobre a possível venda da SAF, outro ponto que tira nosso sono, a postura é a mesma: ouvir. “É tentar entender os personagens, entender os interessados na compra. Ver se tem mais interessados, maximizar o interesse”, explicou. A prioridade é arrumar a casa e entender o que está errado na SAF antes de pensar no próximo dono.

A Sensatez que Incomoda

No fim das contas, a primeira impressão de Samantha Longo é a de uma profissional técnica, jurídica, que vê o Vasco como um caso a ser resolvido, não um amor a ser vivido. Ela prometeu que a parte esportiva continuará com quem entende do assunto, para que o clube tenha o “mínimo de prejuízo”.

A frase “não torço para ninguém” vai continuar ecoando na cabeça da torcida. Pode ser a garantia de que as decisões não serão movidas por paixões cegas. Mas, para nós, que vivemos e respiramos Vasco 24 horas por dia, é difícil imaginar alguém no comando do nosso Gigante sem sentir o mesmo arrepio na espinha ao ver a cruz de malta no peito. Que esses 60 dias passem rápido e com as melhores decisões para o nosso Almirante.

Publicidade

Informações com base em reportagem do www.lance.com.br.