UMA ADVOGADA NO COMANDO! O que muda no Vasco com Pedrinho afastado da SAF e a chegada da interventora?

Mais uma bomba em São Januário! Pedrinho é afastado da SAF por decisão judicial, e uma advogada interventora assume. Entenda o terremoto que abala o futuro do Gigante.

Presidente do Vasco, Pedrinho discursa durante apresentação de Coutinho em São Januário (Fotos: Leandro Amorim/Vasco)

O que raios aconteceu? A decisão que tirou nosso ídolo do jogo

Quando a gente pensa que a paz vai finalmente reinar em São Januário, vem mais uma bomba. E essa é daquelas que fazem o chão tremer. Nosso presidente e ídolo máximo, Pedrinho, foi afastado cautelarmente do Conselho de Administração da Vasco SAF por uma decisão da Justiça. É mais um capítulo inacreditável na nossa sofrida, mas gloriosa história.

A decisão partiu da 4ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e não atingiu apenas o nosso maior ídolo. Junto com ele, os conselheiros Christiano Borges Stockler Campos e Felipe Passos Elias também foram afastados de suas funções na SAF. Um verdadeiro desmanche no comando que a gente tanto lutou para ter.

E quem pediu essa bagunça toda? Eles mesmos, a 777 Carioca, antiga controladora da nossa SAF, que parece não aceitar ter perdido o controle do nosso futebol. A empresa alegou uma série de problemas que, na visão deles, justificariam essa medida drástica. A lista de reclamações é longa:

  • Falhas de governança na gestão atual;
  • Dificuldades de fiscalização por parte do Conselho Fiscal;
  • Dúvidas sobre operações financeiras e contratações de atletas;
  • Questionamentos sobre a transparência da administração de Pedrinho.

É mole? Depois de tudo que passamos, ainda temos que lidar com isso. A verdade é que a 777, ao que parece, está tentando de tudo para melar o jogo e criar o caos, justamente quando Pedrinho sinalizou que a venda da SAF para um novo parceiro estava próxima.

Publicidade

Quem é a nova ‘chefe’? Conheça a interventora

Com o afastamento do nosso presidente do conselho, a Justiça não deixou o cargo vago. Foi nomeada uma interventora judicial para supervisionar a administração da companhia. O nome dela é Samantha Mendes Longo, uma advogada que agora tem uma responsabilidade gigantesca nas mãos.

A missão dela, segundo a decisão, é clara: restabelecer os mecanismos de governança e acompanhar de perto uma auditoria independente. Ou seja, na prática, as decisões mais importantes do nosso futebol, aquelas estratégicas, passarão a ter o aval de uma representante do Poder Judiciário. É uma situação bizarra e que deixa qualquer vascaíno de cabelo em pé.

Essa auditoria vai fuçar em tudo: procedimentos administrativos, operações financeiras e, principalmente, as negociações envolvendo atletas. É uma devassa completa que, por um lado, pode trazer luz a muitas coisas, mas por outro, cria um clima de instabilidade perigoso para o dia a dia do clube.

Pedrinho saiu do Vasco? Calma, não é bem assim

A primeira coisa que todo vascaíno pensou ao ler essa notícia foi: ‘Perdemos o Pedrinho?’. Calma, torcedor. A situação é complexa, mas é fundamental entender os detalhes. A própria juíza fez questão de deixar isso claro na decisão.

Publicidade

Pedrinho foi afastado do Conselho de Administração da SAF. Ele não pode mais participar das decisões diretas da empresa que gere o nosso futebol. CONTUDO, ele permanece como presidente do Club de Regatas Vasco da Gama, o nosso clube associativo. E é o clube associativo que, por enquanto, detém o controle da SAF.

É uma situação quase esquizofrênica. Nosso presidente, eleito por nós, sócios, continua sendo o ‘dono da casa’, mas está proibido pela Justiça de entrar na sala de comando do futebol. É mais uma prova de que, para o Vasco, nada é simples. A luta é sempre mais difícil, o caminho é sempre mais tortuoso.

E agora, Gigante? As consequências na prática

O futuro a curto prazo é uma grande interrogação. A chegada de uma interventora e a realização de uma auditoria podem paralisar ou, no mínimo, burocratizar ainda mais as decisões do dia a dia. Como fica a busca por reforços? E as renovações de contrato? Tudo isso agora passa por um novo filtro, um filtro judicial.

Esse terremoto nos bastidores acontece no pior momento possível, com o time precisando de paz para focar dentro de campo. A instabilidade política é o veneno que mais tem nos matado ao longo dos anos, e parece que estamos bebendo mais uma dose dele.

Resta ao povo cruzmaltino, aos que nunca abandonaram, fazer o que sempre fizemos: apoiar o time incondicionalmente, lotar o Caldeirão de São Januário e mostrar para todos que o Vasco é muito maior que qualquer briga de escritório ou decisão de tribunal. É mais uma batalha na nossa longa guerra, mas a gente não foge à luta. O Vasco é coisa séria, e vamos passar por mais essa. Pelo Vasco, tudo!

Informações com base em reportagem do www.lance.com.br.