Um Alvo Inesperado, Uma Jogada de Mestre?
Atenção, povo cruzmaltino! Em meio ao caos político que parece nunca nos abandonar, uma luz surge no fim do túnel. E ela vem diretamente de General Severiano. O Vascão tem um alvo principal para o nosso combalido banco de reservas: Franclim Carvalho, o atual técnico do Botafogo. Sim, você não leu errado. O Gigante da Colina está em negociações avançadas para arrancar o comandante do rival.
Depois da saída de Fernando Diniz, a busca por um novo treinador virou uma novela. O grande sonho era Artur Jorge, que fazia um bom trabalho no rival, mas a grana falou mais alto e o negócio não rolou. Agora, a diretoria mira no seu pupilo, um profissional de 39 anos que é visto como a continuação natural do mesmo trabalho e metodologia.
A Benção de Felipe Maestro e a Visão de Admar Lopes
Essa não é uma aposta no escuro, nação vascaína. O nome de Franclim Carvalho foi uma sugestão inteligente do nosso diretor de futebol, Admar Lopes, e prontamente aprovado por ninguém menos que o nosso ídolo e diretor técnico, Felipe. A dupla enxergou uma oportunidade de ouro.
Admar Lopes, dirigente português que conhece os bastidores do futebol europeu, já tinha uma boa relação com o estafe do treinador antes mesmo de pisar em São Januário. Felipe, com o olhar clínico de quem entende tudo de bola, também deu o seu aval. É a união da gestão com a sabedoria do campo para tentar colocar o nosso Almirante de volta no rumo certo.
Por que Franclim Carvalho? As Razões por Trás da Escolha
Mas por que ele? A resposta é uma combinação de fatores que fazem todo o sentido para o momento do Vasco. Não é só por ser ‘mais barato’, é uma escolha estratégica. Vamos listar para ficar claro:
- DNA de Jogo: Franclim era o braço direito de Artur Jorge, o técnico que queríamos. Ele compartilha as mesmas ideias de jogo, um estilo que o nosso departamento de futebol acredita ser o ideal para o elenco. É como trazer o plano A, mas em uma versão mais acessível e com fome de crescer.
- Crise no Rival: Aqui a gente não pode negar um sorrisinho de canto. O Botafogo vive uma instabilidade financeira braba, com salários atrasados desde o início do ano e prestes a ter sua SAF revendida para um tal de Gabriel de Alba. Nossos diretores viram nisso a chance perfeita para o treinador querer mudar de ares e vir para um projeto que, apesar dos trancos, promete mais investimento.
- Adaptação Imediata: Um ponto crucial! Franclim e sua família já moram no Rio de Janeiro. Isso elimina toda a burocracia e o tempo de espera que teríamos com outros nomes estrangeiros, que levariam no mínimo uma semana para poderem trabalhar. Precisamos de alguém pra ontem, e ele pode chegar e já começar o trabalho.
- Custo-Benefício: Sim, o dinheiro importa. A proposta salarial para Franclim seria bem inferior aos vencimentos dos últimos técnicos que passaram pela Colina. Em tempos de vacas magras e incertezas da SAF, é uma contratação inteligente e responsável.
O Caos Político Quase Melou, Mas o Plano Segue Vivo
Como tudo no Vasco, nada é simples. O nosso presidente Pedrinho havia aprovado o nome e as conversas corriam bem. Mas aí veio a rasteira da 777 Carioca na Justiça, que afastou nosso ídolo do poder na última terça-feira. Parecia que tudo ia por água abaixo mais uma vez.
Contudo, Admar Lopes não se deu por vencido. Ele se reuniu com o CEO da SAF, Fred Luz, e com a interventora que assumiu o clube, a advogada Samantha Longo. Apresentou o plano, defendeu a contratação de Franclim e, para nossa surpresa e alívio, ela concordou! A nova ‘chefe’ não viu empecilhos financeiros e deu sinal verde para a negociação continuar.
Sexta-feira é o Dia D: O Futuro do Vasco em Jogo
O cenário agora é de pura expectativa. Os empresários do treinador já toparam a mudança, afinal, nossa proposta financeira é melhor e o projeto de um Vasco reerguido com um novo dono de SAF é sedutor. A boa relação entre as partes também pesa a nosso favor.
Agora, a bola está com Franclim. Ele terá uma reunião decisiva com a diretoria do Botafogo nesta sexta-feira para definir seu futuro. Aqui em São Januário, o clima é de otimismo cauteloso. Será que finalmente teremos um comandante com ideias novas, baixo custo e vontade de vencer? A torcida que nunca abandona aguarda ansiosamente. Que venha para o lado certo da ponte, professor!
Informações com base em reportagem do ge.globo.com.