O Gigante tem uma joia nas mãos!
Na alegria e na tristeza, ser vascaíno é ter esperança. E no meio de tanta luta, surge uma notícia que enche o peito do povo cruzmaltino de orgulho: nosso atacante Andrés Gómez não é mais apenas uma promessa, é uma realidade que vale ouro! O colombiano se transformou no principal ativo do Vascão, e a convocação para a Copa do Mundo foi a cereja no bolo, fazendo seu valor de mercado disparar.
Ele já entrou em campo pela seleção colombiana no Mundial e a expectativa é vê-lo brilhar de novo neste sábado, às 20h30 (horário de Brasília), quando a equipe do técnico Néstor Lorenzo encara a forte seleção de Portugal, lá em Miami. Todo vascaíno de verdade vai estar na frente da TV, secando os gringos e torcendo pelo nosso garoto.
Uma valorização que cala os críticos
Vamos aos números, porque eles não mentem. Em janeiro, a diretoria do Gigante da Colina, com a visão que às vezes nos surpreende, investiu um valor um pouco acima de 4,5 milhões de euros. Na nossa moeda, isso deu cerca de R$ 30 milhões por 60% dos direitos do jogador. Um dinheiro considerável, que na época gerou debate.
E agora? Segurem-se na cadeira. O prestigiado Centro Internacional de Estudos de Esporte, o tal do CIES Football Observatory, avalia nosso camisa 11 em um valor que varia entre 11 e 13 milhões de euros! Sim, você leu direito. É quase o TRIPLO do que pagamos! Uma jogada de mestre que mostra que, mesmo com o orçamento apertado, o Vasco sabe encontrar talento.
Vende? Nem pensar! O Almirante segura seu tesouro
A primeira coisa que o torcedor pensa é: ‘Pronto, vão vender’. Calma, nação vascaína! Apesar do assédio e de algumas sondagens de clubes estrangeiros nos últimos meses, a diretoria bate o pé e garante: o plano NÃO é vender Andrés Gómez. Pelo menos não agora. O Vascão tem confiança de que manterá o colombiano para o restante da temporada.
Um trunfo importante é o contrato longo do atacante, que vai até 2031. Isso nos dá segurança e poder de negociação. Além disso, um fator que enche nosso coração de alegria é que Gómez, sua família e amigos estão completamente adaptados à vida no Rio de Janeiro. Ele se sente em casa, e isso não tem preço. O Rio abraçou o colombiano, e ele abraçou o Vasco.
A ideia é potencializá-lo ainda mais. Vamos ser sinceros, a relação dele e dos outros colombianos do elenco com o antigo técnico, Renato Gaúcho, era desgastada. Agora, com novos ares, a tendência é que ele voe ainda mais alto em São Januário.
O ‘Efeito Gómez’: a isca do Vasco no mercado
E aqui está a grande sacada da diretoria. O sucesso de Andrés Gómez virou um argumento poderoso, uma verdadeira arma de convencimento para atrair novos reforços, principalmente os gringos que olham para o Brasil com desconfiança.
O caso mais quente do momento é o de Deossa, volante que pertence ao Betis, da Espanha. Nas conversas, a diretoria do Vasco usa o exemplo de Gómez para mostrar como o clube pode ser uma vitrine espetacular. A mensagem é clara: ‘Venha para o Vasco, aqui você joga, aparece e chega à sua seleção’.
E não é papo furado. O Vasco virou o point dos colombianos. Além de Gómez brilhando na Copa do Mundo, o zagueiro Carlos Cuesta voltou a ser convocado depois que vestiu nossa camisa. O meia Johan Rojas também apareceu na pré-lista para o Mundial. Esse holofote positivo foi fundamental, por exemplo, para trazer Marino Hinestroza no começo do ano e será a carta na manga para a segunda janela de transferências.
Agora a bola está com a SAF: o ‘ok’ que falta
A parte esportiva, comandada pelo nosso executivo Admar, está feita. O nome de Deossa foi aprovado pelo departamento de futebol e pelo scout. A negociação com o Betis também está bem encaminhada. O jogador quer vir, o clube espanhol aceita negociar. Falta o principal: a grana.
Os próximos passos dependem das reuniões entre os executivos do clube e a interventora judicial da nossa SAF, Samantha Longo. É ela quem vai avaliar a parte financeira da negociação e dar o ‘ok’ final. A torcida vascaína, que já sofreu tanto com gestões passadas, agora torce para que a burocracia não atrapalhe o futebol.
Esperamos que a interventora entenda a importância de um reforço como Deossa para qualificar o elenco e dar mais um passo na reconstrução do nosso Gigante. Com Andrés Gómez voando e servindo de exemplo, o caminho está aberto. Só falta o empurrão final para o Vasco voltar a ser temido como sempre foi.
Informações com base em reportagem do ge.globo.com.