Em meio ao caos, uma luz de esperança? Para o povo cruzmaltino, que já não aguenta mais tanto sofrimento, qualquer fagulha de notícia boa é motivo para, no mínimo, prestar atenção. E a bomba da vez veio com nome e sobrenome: José Lamacchia. O proprietário da Crefisa e pai de Marcos Faria Lamacchia não fez cerimônia e soltou o verbo em entrevista exclusiva ao repórter Lucas Pedrosa, da CazéTV. Ele garantiu: o projeto de comprar a SAF do nosso Vascão está mais vivo do que nunca.
A frase que vai ecoar em São Januário e nos grupos de WhatsApp da torcida vascaína é um recado direto para quem tenta atrapalhar: ‘200% fechado com o Pedrinho’. Sim, você não leu errado. Mesmo com toda a confusão jurídica, o empresário cravou que o compromisso com nosso ídolo e com o Gigante da Colina segue de pé.
Briga de poder que pode quebrar o Vascão
Vamos aos fatos, torcedor. A situação é grave. Nosso presidente e ídolo, Pedrinho, foi afastado judicialmente do comando da SAF do Vasco. Uma decisão da juíza Caroline Fonseca, resultado de uma ação movida pela 777 Carioca, que alega falhas de governança. Para nós, que vivemos o dia a dia do clube, isso soa como o que realmente é: uma briga política suja.
E quem confirma essa nossa desconfiança é o próprio Lamacchia. Sem papas na língua, ele foi cirúrgico na análise. ‘Prejudica bastante. O problema é que é uma briga política que, de uma maneira irresponsável, pode levar o Vasco à falência. Quem quer colocar dinheiro no clube somos nós’, desabafou o empresário. É de revirar o estômago, não é? Enquanto nosso time precisa de paz e investimento para voltar a ser gigante, os engravatados brigam por poder, pouco se importando com o risco de quebrar o clube do povo.
Investimento de GIGANTE para reerguer o GIGANTE
Mas vamos falar da parte que enche nosso coração de esperança. O que a família Lamacchia planeja para o nosso Vascão? Segure-se na cadeira, fiel do Gigante. Os números são de outro patamar. Segundo José Lamacchia, o plano é realizar um investimento imediato de R$ 500 milhões. Meio bilhão de reais!
E não para por aí. O compromisso total ultrapassa a casa de R$ 1 bilhão. Isso inclui o pagamento de credores (finalmente!), a garantia de um fluxo de caixa saudável para o dia a dia e, claro, investimentos pesados em infraestrutura. O objetivo? Lamacchia deixou claro: ‘Vamos botar dinheiro para o Vasco disputar todos os campeonatos do Brasil. Todos! Vamos botar dinheiro e reerguer’. É música para os nossos ouvidos sofridos.
Dentro desses planos, está a construção de um novo centro de treinamento, que segundo ele, seria um dos mais modernos da América do Sul. Para provar que não é só papo, o empresário revelou que o arquiteto responsável pelo CT do Red Bull Bragantino já estaria envolvido no projeto. É pensar grande, como o Vasco merece.
‘Não saio nem morto’: A promessa de um pai
A entrevista também revelou um lado pessoal e poderoso de José Lamacchia. Questionado sobre o tamanho do seu comprometimento, ele não vacilou. Disse que estava disposto a colocar todo o seu patrimônio como garantia no projeto. A razão? ‘Todo o meu patrimônio, porque é meu filho, é meu herdeiro’, afirmou, mostrando a força da aliança familiar por trás da proposta.
Essa lealdade se estende ao nosso ídolo Pedrinho. ‘Confiança total no Pedrinho. Ele nos procurou para comprar o Vasco’, revelou, jogando por terra qualquer narrativa de que o movimento foi oportunista. Lamacchia foi ainda mais fundo na crítica aos opositores: ‘Usar o judiciário para prejudicar o Vasco é um absurdo. Eles vão negar, mas não têm coragem de colocar a cara, de se expor’.
E para fechar com chave de ouro, a declaração que mostra que ele comprou a briga da torcida: ‘Já que eu entrei nessa briga, eu não saio nem morto’. É esse tipo de raça vascaína que a gente quer ver, seja em campo ou nos bastidores.
E agora, Vascão?
A situação é clara, torcedor. De um lado, temos um grupo de investidores com um cheque bilionário na mão, um plano detalhado e a vontade de brigar pelo nosso clube. Do outro, uma guerra de egos e interesses que ameaça jogar o Almirante em um abismo ainda mais profundo. A fala de Lamacchia não é apenas uma promessa de dinheiro, é um chamado à responsabilidade.
A torcida, que nunca abandona, agora tem uma voz poderosa ecoando seu maior desejo: ver o Vasco forte e competitivo de novo. Resta saber se os ‘irresponsáveis’, como disse o empresário, vão finalmente sair da frente e deixar o Gigante da Colina seguir seu caminho de volta ao topo. A esperança, essa guerreira que mora no peito de todo vascaíno, voltou a dar as caras. Que seja para ficar.
Informações com base em reportagem do www.lance.com.br.